sexta-feira, 20 de junho de 2014

Nosso coração é uma fábrica de fazer ídolos

“Nosso Deus está no céu fazendo o que ele quer. Os deuses deles são metal e madeira, feitos numa fabriqueta de porão: Bocas esculpidas que não podem falar, olhos pintados que não podem ver, Ouvidos de lata que não podem ouvir, narinas de mentira que não podem sentir cheiro, Mãos que não podem agarrar, pés que não podem andar nem correr, gargantas das quais som nenhum nunca se ouviu. E os que os fabricam se tornam como eles, como os deuses em quem confiam.” 
Salmo 115.3-8 versão A Mensagem

João Calvino escreveu que “nosso coração é uma fábrica de fazer ídolos”. Lemos sobre isto no salmo do dia de hoje. Muitas vezes, criamos estátuas e ídolos para adorar e deixamos de lado Jesus Cristo como único Senhor e Salvador. Isto não acontece apenas quando temos uma estátua de Nossa Senhora ou de Padim Cícero dentro de casa, mas também acontece quando colocamos qualquer outra coisa, que não for Jesus, em primeiro lugar em nossos corações. Pode ser o dinheiro, o orgulho, a popularidade, uma casa, um carro, o trabalho, um/a namorado/a, a família.

Criamos deuses falsos que se parecem conosco. Queremos um deus que atenda nossos desejos egoístas e mundanos. Na verdade Deus nos criou para sermos imagem e semelhança dEle, não o contrário. Nossa vontade deve se moldar conforme a Sua vontade, não o contrário. Que nossa vida seja igual a de Jesus Cristo e não o contrário.

Que possamos buscar na Bíblia a verdadeira vontade e a verdadeira vida que Deus quer que para nós. Que busquemos Seu Poder e Sua Glória, se deixando transformar por Ele. Amém.

Grégori Ziel

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Seja forte e corajoso!

“Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor.” ICr 28.20

Nesta passagem Davi está encorajando a Salomão, a ser forte, corajoso, não ter medo, não desanimar, na construção do templo do Senhor.  Como ele deve fazer pra isto acontecer? TRABALHAR!

Davi confia tanto em Deus que diz: o MEU DEUS não o deixará, nem o abandonará. Apenas, trabalhe. Sou esposa de pastor, e às vezes me pego em situações de desânimo, parece que o desafio é maior do que minha capacidade, mas sempre Deus fala comigo dizendo pra eu não desanimar, pra continuar a trabalhar que Ele cuidará do resto. Tem como não amar um Deus assim? Um Deus de amor, maravilhoso, Pai, protetor, surpreendente, animador, presente.

Não desanime, trabalhe para o Senhor sabendo que Ele jamais te abandonará e que a recompensa será melhor do que pedimos ou imaginamos....a morada eterna com Ele!


Fiquem na Paz, Catis Coelho.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

O louvor que ecoa em toda Bíblia

Graça e paz irmãos.

Acredito que tu estejas se perguntando: por que eu tenho que ler essas genealogias intermináveis do Antigo Testamento?  Ou, eu não enxergo ralação nenhuma com os Salmos? Ou com Novo Testamento? Pois bem queridos, a nossa falta de paciência nos impede muitas vezes de adentrarmos na profundidade das Escrituras.

Já passamos por Gênesis,  lembram? Lá Deus faz uma promessa para Abraão.  Fazer uma grande descendência a partir dele e de sua mulher Sara. Portanto, todos esses nomes intermináveis apontam para:
1. SOBERANIA de Deus sobre a história. Deus também tem a nossa história em suas mãos e isso me alegra.
2. FIDELIDADE de Deus. Apesar do povo ter desobedecido a Deus tantas vezes, Ele permanece fiel a sua promessa e a cumpre.

Deixe-me terminar com uma ilustração. A Bíblia é semelhante a uma concha. Ela protege os órgãos vitais dos moluscos, depois que este morre, ela permanece ecoando a bela melodia do mar. Assim, também a Bíblia tem orientação para a nossa vida a fim de que tudo nos vá bem e ela ecoa em cada entrelinha, em cada história,  em cada personagem, a FIDELIDADE DE DEUS! "Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações." Sl 100.5 A  Bíblia não deve ser lida como um simples objeto de estudo ou pesquisa, ela deve ser lida com fé.  Creia na Palavra de Deus, confie nEle e veja o que Deus pode fazer na tua vida.

Em Cristo,
Bruno Gauthier

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Seu nome está neste livro?

Lendo os capítulos iniciais de I Crônicas nos deparamos com longas listas de nomes. São genealogias da história e pré-história de Israel. Como Crônicas foi escrito após os setenta anos do exílio babilônico nos séculos VI e V a. Cristo, era importantíssimo que cada israelita que retornava do exílio pudesse justificar suas origens. Precisa provar que era do povo de Israel. Só assim podia requerer direito de posse as heranças que retomavam ao passado. E os livros de Crônicas registram estas genealogias, que talvez nos pareçam leituras cansativas e maçantes.

Atenção: tem um Livro onde estão registrados os nomes dos herdeiros do Reino dos Céus da Nova Aliança. Apocalipse 20.11-15 faz referência e este livros. Os nomes são ali inscritos quando as pessoas reconhecem o Senhorio de Jesus sobre suas vidas e buscam servi-lo. Foram lavados de seus pecados e salvos pela graça. Cada um de nós precisa ter certeza que seu nome esteja ali registrado. Seu nome está neste livro?

Sergio A. Schaefer e Irno Prediger

terça-feira, 3 de junho de 2014

Texto de 2Rs 16 e 17

Interessante estar lendo de forma contínua a Bíblia. Estamos no terceiro ano dessa leitura. E, cada vez que passamos pelos textos, Deus fala de uma forma diferente. Seja nos mostrando coisas que passaram despercebidas na leitura anterior ou nos fazendo aprofundar em um tema especifico.

Este ano tenho percebido o quanto a humanidade tem buscado por ídolos. O quão grande é o poder do pecado, que induz o ser humano a se desviar do caminho do Senhor. Deus alerta, de que é abominável fazer imagem de escultura para adoração, não basta à desobediência, já no deserto quando fundem o bezerro de ouro, os reis de Israel avançam, fundem dois bezerros e ainda chegam a sacrificar seus filhos. Em 2Rs 17. 14-18 temos um resumo dessa desobediência.

E hoje, quais são os nossos ídolos? Quantos filhos são sacrificados na atualidade, por conta de uma carreira profissional? Por conta da “minha felicidade”? São alguns dos questionamentos que tenho feito. Já tenho algumas respostas. Outras serão respondidas. E, com certeza Deus quer que tenhamos uma atitude diferente. Enfim, pensemos nisso!

Benito Holz Konflanz
Curitiba/PR