quarta-feira, 30 de julho de 2014

Tribulações, Reino de Deus e o Compromisso com o Evangelho


Chegamos ao relato da primeira viagem missionária de Paulo. Interessante é perceber o texto paralelo, Jó e as suas tribulações. No NT, Paulo e Barnabé são blasfemados em Antioquia e Icônio, Paulo é apedrejado em Listra até que, enfim, um lugar onde puderam pregar e fazer muitos discípulos: Derbe. No AT, Jó na sua angústia, ouve seus amigos dizendo que o errado era ele, mas acima de tudo, é fiel a Deus.
Obviamente, Paulo e Barnabé ficaram em Derbe e fizeram desta cidade um “QG” de cristãos. Porém, o texto nos diz que, tendo feito muitos discípulos em Derbe, RETORNARAM a Listra, Icônio e Antioquia. Espera aí! Só pode ser uma sacanagem! Paulo foi apedrejado, a presença de judeus descreditavam a pregação deles e eles resolvem voltar para esses lugares? O mesmo acontece com Jó. Praticamente sem nada, ele sabe que sem Deus ele não iria além da situação que se encontrava.
Por que Paulo e Barnabé voltam? Por que Jó insiste na bondade e misericórdia de Deus? A resposta está no capítulo 14 de Atos, versículo 22 que diz: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus” (NVI). Alguém precisava fortalecer os convertidos nas outras cidades, pois além de ter os que não criam (que poderia ser a maioria), tinham os recém-convertidos que precisavam de um suporte. Jó, por sua vez, não tinha quem desse um suporte, mas a sua confiança e fidelidade em Deus eram maiores que qualquer coisa. Mesmo sem conhecer Paulo e Barnabé, Jó sabia do que era preciso para entrar no Reino de Deus.
Passar por tribulações, às vezes, não é fácil. Queremos resolver as coisas logo, por nossas próprias mãos e não percebemos que existe um Deus que está pronto para nos ajudar. O chamado à servir integralmente nos deixa inquietos. Afinal, não queremos ser apedrejados ou trabalhar no meio de pessoas que nos desejam o mal. Mas Deus nos fortalece através da tribulação e é necessário que passemos por isso. Essas situações nos preparam e nos fortalecem para o próximo desafio. Esse é o compromisso que temos com Deus, assim como Jó, Paulo e Barnabé.
Que Deus nos dê força para irmos além das nossas tribulações. Convido você a continuar lendo Jó e Atos. Se você passa por tribulações, não deixe essa leitura passar despercebida. Isso é intrínseco na vida do cristão, pois a Boa-Nova precisa ser proclamada aos povos, mas sabemos que não somos daqui. Portanto, cabe a nós buscar refúgio em Deus e continuar a obra que nos foi ou será conferida. Jesus diz: “Tenham ânimo! Eu venci o Mundo!” (Jo 16.33).


Everton Mesquita